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Arquitetos: Giancarlo Mazzanti, Plan:b arquitectos
- Área: 3000 m²
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Fotografías:Cristobal Palma / Estudio Palma
a. Perímetro de salas e fragmentação espaço compartilhado:
O colégio localiza-se em uma zona plana com um clima árido e quente, consolidando-se como o único equipamento público em um setor que começa a desenvolver-se urbanamente com bairros de recursos econômicos muito baixos. Evitando os fechamentos convencionais para segurança, através de grades metálicas, foi proposto uma estratégia na qual o programa de salas organiza-se para consolidar um perímetro exterior de dois níveis e cinco pátios internos, através de uma parede permeável.
Cada um deles relaciona-se de maneira direta com uma zona de programa específica: pré-escola, ensino básico, ensino médio e espaços compartilhados (lanchonete e biblioteca), com exceção de um quinto pátio central que é comum aos demais e pode atuar como uma praça ou jardim aberto ao público e à comunidade do bairro próximo. Esta fragmentação do espaço vazio e a borda consolidada pelas salas evitam que o colégio tenha um único grande pátio aberto e quente, permitindo que as crianças se dispersem e brinquem nas diferentes zonas do espaço.
b. Membrana
Una membrana arquitectónica permeable y definida por medio de paneles de concreto prefabricados en el sitio, permite el acceso de las corrientes de aire principales, introduce sombras que bajan la temperatura y permite comunicaciones visuales al interior de salones, patios y espacios exteriores.
La construcción de esta pared perforada y continua se hace a través de técnicas localmente difundidas que utilizando calados y módulos perforados en concreto con diversas medidas y acabados permiten ventilaciones cruzadas, controlan el acceso de lluvia y requieren un mantenimiento muy bajo en el tiempo.